14.12.09

2009 tá acabando? E daí?


Já está na hora do balanço de final de ano?
Bom, sei lá.
Eu sempre achei essa época do ano bastante excitante, mas mais pela proximidade de férias do que por causa das festas.
Mas, como os meus avós paternos já morreram, e era sempre com eles que eu ficava, as coisas ficaram estranhas.
Acho a obrigatoriedade de ceia de nata/ ceia de ano-novo um saco.
A diversão fica toda de lado em prol de uma formalidade forçada, de um desfile de roupas novas e que nem sempre são bonitas, de comidas pesadas para o clima tropical, de gente que se xinga e se detesta durante a porra do ano mas, deu meia-noite, tá lá, se abraçando e derramando as inevitáveis lágrimas-de-bêbado-que-tomou-vinho-chapinha.
Ah, e sem esquecer das crianças, terríveis, mal-criadas, respondonas e surdas. Sim, porque só podem ser surdas, e filhos de pessoas surdas, cegas e tetraplégicas, já que os pais não ouvem nossas brincas, não vêem seus rebentos jogando comida uns nos outros e não levantam pra apartar as brigas nem quando orelhas são arrancadas e olhos são furados com aquelas colherzinhas de plástico.
Sim, eu ainda passo o natal com a família, mas é mais por causa da minha filha, mesmo passando pra ela uma falsa imagem de família/doriana.
Ela vai crescer.
E aprender.
Já o ano-novo, bom, esse sim é divertido.
Vou pra onde der na telha, e bebo o que der na telha.
Não faço promessa, nem como romã, nem uso branco.
No fim das contas, o que vale mesmo, é a festa, a cerveja, o povo bêbado, as caras amassadas no dia seguinte, a galera com azia por causa da farofa e com nojo da maionese revirada...

No geral, o ano de 2009 foi, no mínimo, inusitado.
Ganhei presentes incríveis (leia-se Márcio Fontes - sim, nome de escritor se escreve -quase- completo).
Conheci pessoas maravilhosas (uma delas, leia-se Fábio Fernandes, e seus Dias da Peste - que ainda vou resenhar, mas tô com preguiça!).
Li e reli livros legais e outros, bom, nem tanto.
Consegui ver filmes, nossa, que bom!
Revi amigos perdidos.
Refiz amizade quase perdida.
Abracei muita gente.
Bebi muito, ressaca quase todo final de semana, e no meio da semana.
Trabalhei muito.
E chorei um pouco.
Não vejo a hora de entrar de férias pra poder ficar em casa e assistir desenhos na tv.
E decidi que vou fazer aula de dança no ano que vem, mesmo a escola sendo lá no Tatuapé...
E vou comprar um notebook, nem que seja em 20 vezes!

Roberta Nunes

4 comentários:

  1. Orra RO!
    Se precisar de abrigo nas redondezas do tatu sem carro, dá um toque!
    Bjãozão!
    .:M:.

    ResponderExcluir
  2. Eu nao acho um saco, eu só acho que o foco se perde um pouco...As festas de final de ano são feitas para isso mesmo: um balanço geral do que aconteceu, tentar mais um ano aprender a respeitar o outro (mesmo aquele tio babao tarado que te agarrra) e desejar felicidade. Se for de coração a pessoa recebe!
    Nisso eu sou bem tradicional...
    E os presentes, garanto que quem deu mais foi você!

    ResponderExcluir
  3. Você também foi uma das pessoas maravilhosas que conheci este ano, Roberta! Obrigado pelas palavras doces!

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida. Fiz um novo Blog e tou visitando outros blogueiros pra fazer novas amizades, afinal ano novo, vida nova!

    Marcelino Rodriguez
    www.marcelinorodriguez.wordpress.com

    ResponderExcluir